Estudantes da Fadivale são selecionados para fase final de projeto do STF

Acadêmicos de Direito foram classificados e representam a região leste de Minas na etapa final do 1º Julgamento Simulado promovido pelo Supremo Tribunal Federal, que reúne universitários de todo o país.

O Supremo Tribunal Federal (STF) está organizando a primeira edição do STF Moot, julgamento simulado que envolve competição acadêmica inédita que simula julgamentos como estratégia pedagógica para a formação prática de estudantes de Direito. O projeto tem como objetivos incentivar o estudo do direito constitucional e contribuir para a formação prática dos estudantes. A dinâmica abrange a apresentação de memoriais escritos e a realização de sustentações orais, em um julgamento fictício.
E a equipe que representa a Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – Fadivale formada pelos universitários Andressa dos Santos Pereira, Caio Araujo Cardoso Leao, Darah Viana Coelho Ferreira e Paulo Otávio Oliveira Berto Carvalho está comemorando a classificação para as etapas finais do projeto, contando com a orientação dos professores Luciano Souto Dias e Ana Clara Pires Gonçalves.

O estudante Caio Araujo Cardoso Leao, que teve a iniciativa de reunir os colegas para participarem do projeto descreve a experiência acadêmica em razão da classificação para a etapa seguinte da competição: “A participação neste 1º Julgamento Simulado (STF Moot) constitui experiência enriquecedora na nossa formação acadêmica, permitindo o aprofundamento em temas constitucionais complexos e atuais. A atividade nos permitiu desenvolver habilidades de pesquisa jurídica e argumentação escrita, fundamentais à trajetória de um estudante de Direito.”

O professor de Direito Processual Civil na Fadivale, Luciano Souto, orientador da equipe, comentou a respeito da participação dos estudantes no projeto: “É gratificante acompanhar essa brilhante trajetória acadêmica dos nossos estudantes. A participação e classificação da equipe nesse evento inovador e pioneiro no cenário jurídico nacional promovido pela Corte Suprema evidencia o compromisso acadêmico, empenho e dedicação dos alunos, bem como o compromisso institucional com a formação profissional dos estudantes. Independentemente do resultado final, a participação da equipe é histórica para nossa região.”

Os julgamentos simulados ― conhecidos como “moot courts” ― surgiram em universidades estrangeiras como forma prática de treinar estudantes para atuar nos tribunais. A mais antiga competição data de 1960. Nessas atividades, os alunos assumem os papéis de advogados, juízes e demais envolvidos em um processo, debatendo casos fictícios baseados em casos reais. Ao final, os participantes são avaliados e premiados pelo desempenho.

A fase presencial da 1ª Competição será realizada na sede do STF, em Brasília, em agosto de 2025, em data a ser confirmada. As equipes finalistas participarão de uma sessão simulada de um caso hipotético, com sustentação e arguição oral perante a banca avaliadora, que poderá contar com ministros, assessores, professores e juristas convidados.

ASCOM/FADIVALE
12/08/25

Categorias

“Antes mesmo de entrar para a faculdade eu pude observar a qualidade do ensino, meu pai e meu irmão estudaram na FADIVALE. Além disso, os professores são excelentes! Professores que não possuem somente a teoria, mas que são atuantes na nossa região”

Imagem padrão

Luciano Rechieri de Oliveira

Aluno Fadivale

“Antes mesmo de entrar para a faculdade eu pude observar a qualidade do ensino, meu pai e meu irmão estudaram na FADIVALE. Além disso, os professores são excelentes! Professores que não possuem somente a teoria, mas que são atuantes na nossa região”

Imagem padrão

Luciano Rechieri de Oliveira

Aluno Fadivale