Estudante e professor da Fadivale apresentam pesquisa na USP

Trabalho inovador desenvolvido pela estudante Yasmin Dias Cordeiro e o professor Luciano Souto foi apresentado no VII Seminário de Pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Nesta sexta-feira (7), a estudante valadarense Yasmin Dias Cordeiro, do 5º período de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – FADIVALE, acompanhada pelo professor orientador, Luciano Souto realizou a apresentação de uma pesquisa científica no prestigiado VII Seminário de Pesquisa promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O texto intitulado “Acesso à Justiça e desigualdades no contexto da mediação de divórcio online”, aprovado pelos organizadores do evento após criteriosa seleção aborda criticamente como a digitalização dos métodos consensuais de resolução de conflitos pode, paradoxalmente, acentuar disparidades sociais e dificultar o real acesso à justiça para parcelas vulneráveis da população.

A seleção para o evento da USP, um dos mais importantes fóruns acadêmicos do país, reforça a qualidade da pesquisa desenvolvida pelo corpo docente e discente da Fadivale.

O professor de Direito Processual na Fadivale, Luciano Souto comentou a conquista e destacou a relevância jurídica e social do estudo: “Orgulha-nos a oportunidade de participar desse prestigiado evento na renomada Faculdade de Direito da USP. O trabalho aprovado e, agora, apresentado aborda temática de notória relevância jurídica e social, evidenciando o compromisso institucional com a pesquisa, com a produção acadêmico-científica, gerando inegável potencial contributivo para o aperfeiçoamento da ciência jurídica e a efetividade da justiça.”

A estudante Yasmin Dias Cordeiro afirmou que a experiência de ter integrado o Núcleo de Capacitação Científica (NCC) da Fadivale por dois anos, logo no início da graduação representou um leque de oportunidades acadêmicas e despertou ainda mais seu amor pela escrita. “A participação nesse evento representou uma experiência marcante na minha trajetória acadêmica. É um privilégio trilhar essa jornada ao lado de mestres inspiradores que constantemente me incentivam a explorar novos espaços do saber. Nesta caminhada, tive a honra de, juntamente com o professor Luciano Souto, ter meu trabalho aprovado e apresentado no Seminário da USP, uma das mais renomadas instituições da América Latina. Registro minha gratidão à Fadivale e aos seus professores pelo constante estímulo à pesquisa e à participação dos alunos em atividades extramuros”, destacou.

O Seminário aconteceu na USP, nesta quinta (6) e sexta (7), com o tema “Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito” e contou com cinco eixos temáticos: acesso à justiça e desigualdades; ambientes e desenvolvimento; ética e desenvolvimento; interdisciplinaridade e métodos de pesquisa em direito; e formação de professores para o ensino do direito.

Em breve o texto apresentado será publicado em periódico da Universidade de São Paulo.

Categorias

“Antes mesmo de entrar para a faculdade eu pude observar a qualidade do ensino, meu pai e meu irmão estudaram na FADIVALE. Além disso, os professores são excelentes! Professores que não possuem somente a teoria, mas que são atuantes na nossa região”

Imagem padrão

Luciano Rechieri de Oliveira

Aluno Fadivale

“Antes mesmo de entrar para a faculdade eu pude observar a qualidade do ensino, meu pai e meu irmão estudaram na FADIVALE. Além disso, os professores são excelentes! Professores que não possuem somente a teoria, mas que são atuantes na nossa região”

Imagem padrão

Luciano Rechieri de Oliveira

Aluno Fadivale