- 30 de abril de 2021
- Publicado por: Amanda Cassundé
- Categoria: Outras Notícias
Membro da Academia Valadarense de Letras, o professor da Fadivale Amarildo |Lourenço Costa realizou, no último dia 28 de abril, apresentação sobre a vida e obra do poeta simbolista brasileiro João da Cruz e Souza. Filho de escravos alforriados, Cruz e Souza nasceu livre, em 1861, na cidade de Desterro – SC (atual Florianópolis). É considerado o mais importante poeta simbolista brasileiro e um dos maiores do mundo. Seus poemas, principalmente na forma de sonetos e caracterizados pelo uso de figuras de linguagem (sinestesias, assonâncias, aliterações), deram preferência a temáticas ligadas ao mistério, à morte, ao amor, ao sonho e à dor, com uma visão de mundo antirracionalista e antimaterialista.
As principais obras de Cruz e Souza são Tropos e Fantasias (1885), Missal (1893), Broquéis (1893), Evocações (1898), Faróis (1900) e Últimos sonetos (1905). Conhecido como Dante Negro ou Cisne Negro, o poeta morreu, pobre e doente, em 1898.
A Academia Valadarense de Letras foi fundada em 09/08/1975. É uma entidade dedicada à promoção da cultura e que, ao longo dos seus 45 anos de existência, tem se dedicado a servir à comunidade valadarense. Sua presidente é a professora Antônia Izanira Lopes de Carvalho. Faz parte de sua diretoria, também, Maria Bernadete Almeida Brito, ex professora da Fadivale.