- 15 de maio de 2019
- Publicado por: Amanda Cassundé
- Categoria: Outras Notícias
Na data de ontem,14 de maio, a Fadivale promoveu mais um relevante encontro do Grupo de Pesquisa sobre “Os Direitos Humanos e o Acesso à Justiça pelos Meios Extrajudiciais de Solução de Conflitos”, coordenado pelo NCC, com o objetivo de fomentar o pensamento científico em torno da premente necessidade de democratização da mediação como vetor de dignidade e cidadania, notadamente para as minorias, nesta cidade de Governador Valadares.
O momento foi selado pela ilustre participação da Supervisora Geral dos Cejusc, a servidora do TJMG, Giselle Machado Freitas Neves, egressa da Fadivale que desenvolve tão relevante missão juntamente com o Dr. Roberto Apolinário de Castro, Juiz de Direito da 2.ª Vara Cível local, que honrosamente preside todo o sistema de mediação nesta região. Em sua fala pontual, destacou o mapa da mediação e da conciliação nesta Comarca, as ações sociais desenvolvidas pelo TJMG junto à população hipossuficiente, os Postos de Atendimento Preprocessuais(Papres) intalados no Bairro Turmalina, bem como junto à Polícia Militar e OAB local, com previsão também de inauguração na própria Fadivale de uma nova unidade, via convênios, com vista `a composição pacífica dos conflitos e mitigação da violência social.
O Prof. Denilson, Coordenador do NCC, realizou brilhante exposição sobre a mediação como novo paradigma de solução das controvérsias, o seu papel de consolidação da justiça, além da inadiável necessidade de superação do modelo adversarial e da cultura do litígio. Expôs os impactantes estudos já desenvolvidos pelo Grupo e contou com a entusiasta participação dos demais representantes da comunidade acadêmica que prestigiaram aquele encontro como embaixadores do bem e da paz.