- 22 de novembro de 2019
- Publicado por: Amanda Cassundé
- Categoria: Outras Notícias
“O direito não é uma mera teoria. O direito é força viva que emancipa a história, que emancipa os povos!” Essa poesia de Rudolf Von Lhering inspirou a professora Jakeelane Nobre a desenvolver um projeto com os acadêmicos do 8º período matutino da FADIVALE, na disciplina de Prática de Processo do Trabalho, que teve sua culminância com a realização de uma audiência trabalhista simulada no dia 14 de novembro de 2019.
Com o propósito de estimular e construir saberes potencialmente capazes de reconstruir um caminho rumo à cidadania em defesa dos direitos sociais, buscou-se envolver, sobretudo os discentes, sem se olvidar da sociedade civil, que neste caso se fez representar pela abrilhantada presença do Juiz da 1ª Vara do Trabalho de Governador Valadares, Doutor Fernando Rotondo Rocha, o qual, de maneira bastante didática e entusiasta, presidiu os trabalhos, estimulando os acadêmicos na manifestação acerca dos procedimentos técnico-jurídicos adotados.
Foram distribuídos casos fictícios para a análise e preparação das peças processuais aos discentes com o objetivo de vivenciarem a dinâmica de uma audiência trabalhista e por em prática os conhecimentos adquiridos.
A pauta das audiências contou com quatro processos simulados e os alunos atuaram como partes (Reclamante e Reclamada), como advogados do Reclamante, como advogados das Reclamadas e como auxiliares do Juízo.
No dia da audiência simulada, a expectativa entre os alunos era muito grande, haja vista estarem vivenciando toda a dinâmica de uma audiência trabalhista, inclusive tendo de enfrentar situações imprevisíveis como ocorre em uma audiência real.
Segundo relatou a professora Jakeelane, O empenho de todos os alunos no desenvolvimento de suas funções era tão empolgante que pareciam estar vivenciando verdadeiramente uma situação real.
O exercício do ensino resultou na combinação dos aspectos teóricos e práticos necessários para a atuação do operador do direito no âmbito da Justiça do Trabalho, seara tão sedenta de profissionais genuinamente comprometidos com o direito e com a democracia, na luta implacável em defesa de uma sociedade mais justa, plural e igualitária.