Abertura do XVI foi um sucesso

Sucesso, a palavra define muito bem como foi a abertura do XVI Seminário de Estudos Jurídicos, Semejur, promovido pelo Diretório Acadêmico Alberto Deodato da FADIVALE.
O Auditório Tito Guimarães ficou lotado.   Na platéia estavam estudantes do Curso de Direito, Operadores do Direito e diversas autoridades locais, entre elas, os vereadores Paulinho Costa e Cezinha Alvarenga, a Delegada Regional da Polícia Civil de Governador Valadares, Luzinete Maria de Sá e Delegado Regional da Policia Civil de Teófilo Otoni, Vinícius Sampaio da Costa.

No primeiro dia do evento, que vai até a próxima sexta-feira, 16, os palestrantes convidados foram o Delegado da Polícia Civil e professor de Direito Penal da Fadivale, Saulo Mansur e o Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, Jefferson Botelho. Dois nomes conhecidos em Governador Valadares.
A descontração marcou a noite. Bem no tom de conversa, Saulo Mansur abordou a “Copa do Mundo – Manifestações Populares – Black Blocs – Direito Penal”, tema atual e em discussão em diversos segmentos da sociedade. Baseado nas leis do país, explicou de forma clara a legalidade das manifestações populares e a ilegalidade da atuação do movimento Black Bloc.
 O Direito é “a força avassaladora que move a sociedade!”. A partir desta frase Jefferson Botelho estabeleceu o diálogo com os participantes, discorrendo sobre a “A Autoridade Policial Diante do Garantismo Processual Penal e as Novas Perspectivas para a Efetividade da Lei Penal”. Em uma abordagem dinâmica, esclarecedora e baseada no contexto histórico brasileiro, falou sobre os Direitos Fundamentais, as etapas do Constitucionalismo e as novas formas de pensamento que cercam o Direito na atualidade.
O Semejur é o maior evento jurídico do Leste Mineiro. A finalidade do encontro é contribuir para o aprimoramento e atualização de estudantes, profissionais ligados à área do Direito e informar a comunidade a respeito da legislação do nosso país.


×

×

×