- 30 de outubro de 2019
- Publicado por: Amanda Cassundé
- Categoria: Outras Notícias
Pesquisa científica abordando direitos humanos foi aprovada para apresentação no 19º CONIC – Congresso Nacional de iniciação Científica, em São Paulo.
A bacharelanda em direito do 8º período da Fadivale e assistente social Natiara Dantas Carvalho Ferreira teve uma pesquisa científica aprovada para apresentação na 19ª edição do CONIC – Congresso Nacional de iniciação Científica, um dos eventos acadêmicos mais importantes do país na área da pesquisa científica.
O trabalho aprovado aborda “o direito à prestação alimentícia da criança e do adolescente destituído do poder familiar que vive em acolhimento institucional” e está sendo desenvolvido sob a orientação do professor Luciano Souto.
A acadêmica Natiara Dantas Carvalho Ferreira explica que o trabalho diz respeito a temática alusiva aos direitos humanos, com ênfase na situação das crianças ou adolescentes que são abandonados pelos pais e que são acolhidos institucionalmente: “A pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a manutenção da obrigação dos pais destituídos do poder familiar de prestarem alimentos aos filhos, mesmo quando estes se encontrarem em acolhimento institucional, seja no curso da ação de suspensão ou destituição do poder familiar ou após a procedência dos pedidos formulados nessas ações judiciais.”
O professor Luciano Souto, orientador da pesquisa, comemora a aprovação do trabalho para apresentação no evento nacional: “A Fadivale e a cidade de Governador Valadares mais uma vez se destacam nacionalmente na área educacional. É com incomensurável satisfação que celebramos a aprovação da pesquisa para socialização nesse proeminente evento, dotado de notória relevância no cenário acadêmico nacional. O trabalho evidencia o potencial dos nossos acadêmicos, demonstra a importância das pesquisas científicas desenvolvidas nas universidades valadarenses e a consolidação da academia como instrumento de desenvolvimento e transformação social.”