Quarenta e oito anos de compromisso com o Direito.

Um empreendimento que começou em 1968 resultou em uma das mais tradicionais faculdades de Direito do país. A Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, FADIVALE, celebra, neste mês de agosto, 48 anos de fundação.

Hoje são mais de 8000 mil profissionais formados, atuando nas diversas áreas do Direito: procuradores, juízes, promotores, advogados, policiais, entre outros.

Além disso, a Instituição veio ao longo do tempo se aprimorando na transmissão do conhecimento. Com um método de ensino diferenciado, corpo docente renomado e qualificado, biblioteca ampla e atualizada, um moderno ambiente tecnológico e uma infraestrutura planejada e dependências adaptadas, a FADIVALE é referencia no ensino do Direito.

O conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação, MEC, obtido em 2015, reforça o compromisso da Instituição com uma educação de qualidade. A nota é concedida apenas às instituições que apresentam um nível muito bom à organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Comprometida com a formação humanista, formando profissionais que contribuam para uma sociedade mais justa e a manutenção dos direitos e deveres do cidadão, a faculdade estimula os alunos ao contato com a prática. A partir do 7º período do curso, os estudantes realizam atendimento à população, supervisionados por professores e orientadores.

Os Núcleos de Assistência Jurídica Cível, Núcleo do Trabalho e Previdenciário, Núcleo de Criminologia, Penal e Execução Penal e Central do Idoso realizam um trabalho visando aproximar da justiça dos mais carentes. O resultado da dedicação é contabilizado nas mais 50 mil pessoas beneficiadas desde a criação dos núcleos.

A FADIVALE oferece também um conceituado programa de pós-graduação, que oferece cursos voltados para a atual conjuntura.

Nos dias atuais, o Diretor Acadêmico, Alcyr Nascimento e o Diretor Financeiro, Altino Machado Júnior, juntamente com os demais membros do conselho mantenedor,   tudo fazem para consolidar o sonho dos fundadores.

O Diretor Acadêmico ressalta “o importante papel representado pela Instituição no meio social de todo do Vale do Rio Doce, principalmente, proporcionando à sua juventude educação de nível superior. Formando profissionais e líderes das suas comunidades”, afirma.

 

Um pouco de Nossa história.

No início do ano de 1968 em reunião da qual participaram o Coronel Altino Machado e seus amigos Tito Guimarães e Sigefredo Marques Soares, do então Prefeito da cidade, Hermírio Gomes da Silva e do Dr. Edgard Fontes de Resende, fora cogitada a implantação de uma escola de Direito em Valadares. Mais tarde se juntaram ao grupo os Juízes de Direito, Joaquim de Assis Martins da Costa e Fulgêncio Pimenta de Figueiredo e outros advogados de Valadares. Assim, em 13 de agosto daquele mesmo ano, em reunião mais ampla realizada no Fórum de Valadares, foram tomadas as primeiras providências para a criação da Faculdade com a constituição de um conselho curador composto por nomes de destaque relevantes da sociedade valadarense.

No ano seguinte, no Diário Oficial foi publicado o decreto do Presidencial autorizando o funcionamento da faculdade.

A graduação da primeira turma de Direito aconteceu em 1973, com 99 formandos.

 



×

×

×