Comissão Própria de Avaliação – CPA
INTRODUÇÃO
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004 estabeleceu, em seu Art. 11 e 12, a formação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), em cada instituição de ensino superior. As Comissões Próprias de Avaliação -CPAs, são responsáveis pela coordenação dos processos internos de avaliação da instituição – Autoavaliação, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. As CPA’s atuarão com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes da instituição, garantindo a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e de representantes da sociedade civil organizada.
A CPA/FADIVALE, criada por Portaria interna, tem por finalidade, conforme o Art. 6º do seu próprio Regimento, avaliar a capacidade institucional, o curso e seu processo de ensinagem e produção do conhecimento, bem como todas as atividades meio e fim da instituição, levando em conta as dimensões e categorias de análise do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Pedagógico do Curso, sugeridas pelo Ministério da Educação, na expectativa de responder ao clamor de suas adequações à realidade, necessidades e responsabilidade social da Faculdade.
A Autoavaliação Institucional é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, cujo modelo deve pautar-se nas orientações gerais elaboradas a partir de diretrizes estabelecidas pela CONAES. É um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Portanto, a Autoavaliação ou avaliação interna é um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição.
Os eixos a serem consideradas no processo de autoavaliação compõem o instrumento de avaliação da instituição que será utilizado pelas Comissões de Avaliação Externa.
Eixos da Avaliação Institucional:
- Planejamento e Avaliação Institucional;
- Desenvolvimento Institucional;
- A responsabilidade social da instituição;
- Políticas Acadêmicas,
- Políticas de Gestão,
- Infraestrutura.
Representante Docente:
Prof. José Luciano Gabriel – Presidente
Representante Técnico – Administrativo:
Sandra Dias Pereira da Costa – Secretária
Representante Discente:
Osvaldo Miranda Murta Neto
Representante da Sociedade Civil Organizada:
Isabella de Souza Rodrigues
Assessor de CPA:
José Rosa Gonçalves
A autoavaliação institucional na FADIVALE foi implantada de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), tendo a Lei 10.861/2004 como referência para o desenvolvimento de procedimentos avaliativos e os instrumentos de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira como parâmetros de qualidade. Em complementação às referências citadas a FADIVALE aplica indicadores próprios para avaliar elevar a qualidade de sua oferta educacional.
Tendo em vista a necessidade de conhecer melhor a realidade da Instituição e do Curso, a FADIVALE implantou em 2004 a sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), para a gestão do processo de autoavaliação institucional. A CPA da FADIVALE tem como objetivos:
- Consolidar a cultura de autoavaliação com a qual a comunidade acadêmica da FADIVALE se identifique e se comprometa com os seus resultados, a partir da autoconsciência de suas qualidades, problemas, potencialidades e desafios para o presente e o futuro da Instituição.
- Subsidiar, pela autoavaliação, a avaliação externa da Instituição e o atendimento às determinações do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação (Sinaes/MEC).
- Privilegiar o trabalho de análise e interpretação da realidade institucional da FADIVALE, fundamentado em mecanismos institucionais e participativos de levantamento de dados e informações que contemplem, além das atividades-fim da Faculdade, também aquelas relacionadas às atividades-meio que dão sustentação à academia.
- Manter uma permanente interlocução com a sociedade, com seus dirigentes e com o corpo docente, discente e técnico-administrativo da Instituição, visando a retroalimentação do processo e o controle do desempenho de todos os setores integrantes da estrutura gerencial, acadêmica e técnico-administrativa da Instituição.
- Garantir a divulgação dos resultados alcançados pelo processo avaliativo, traduzida em relatórios escritos, parciais e/ou finais, possibilitando a apropriação e a discussão socializada das informações geradas e a consequente corresponsabilidade de todos na tomada de decisões para a melhoria contínua do curso.
Conforme parâmetros do SINAES, a FADIVALE assumirá como finalidades essenciais da avaliação institucional:
- a) Explicitar a responsabilidade social da educação superior, especialmente quanto à formação da cidadania e ao aprofundamento dos valores democráticos;
- b) Superar meras verificações e mensurações, destacando o significado das atividades institucionais, não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também quanto aos impactos sociais, econômicos, culturais e políticos, valorizando a solidariedade e a cooperação e não a competitividade e o sucesso individual.
Sempre em conformidade com as Diretrizes da CONAES e do SINAES, a CPA/ FADIVALE orientará suas atividades conforme regulamentação própria. O principal objetivo da autoavaliação institucional na FADIVALE é conhecer como a sua oferta educacional é percebida por professores, alunos e colaboradores. A partir deste conhecimento a gestão da Faculdade promoverá ações concretas para melhorar ainda mais a sua oferta. A autoavaliação institucional opera como um importante instrumento para o desenvolvimento de políticas de gestão e planos de melhorias para a FADIVALE.
Para a realização dos trabalhos de autoavaliação institucional são utilizados questionários estruturados, entrevistas individuais com professores, alunos e colaboradores, retornos espontâneos de professores, alunos e colaboradores, sobre suas impressões em torno da oferta educacional da Faculdade em suas diversas dimensões (conteúdo das aulas, metodologias, processos, infraestrutura, dentre outros) e serviços de ouvidoria.
Para aprimorar a qualidade da participação dos envolvidos na autoavaliação institucional a CPA da Faculdade apresenta, anualmente,
As ações avaliativas da CPA/FADIVALE, ao extrapolarem o cumprimento de exigências legais, e em atendimento as necessidades institucional, em uma trajetória que configura um processo contínuo, que envolve sua percepção na maneira de conceber, assumir interpretar e programar suas atividades, marcada por ações, processos socializadores dos resultados visando sempre a melhoria da qualidade do ensino e da Instituição, a partir de e reflexões que conduzam ao seu autoconhecimento.
Instrumentos de avaliação externa
Sistema Nacional de avaliação da educação Superior – concepção à regulamentação
Lei 10.861 – 2004
NOTA TÉCNICA Nº 16/2017/CGACGIES/DAES – Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)